Você está aqui: Home Vida Escolar Pastoral

Pastoral

ESCOLA EM PASTORAL: UM MODO DE TODA A ESCOLA SER

O futuro da educação parece indicar para uma confluência da tradição, valores/atitudes e espiritualidade com profissionalismo e excelência no ensino. 

Quando falamos em espiritualidade, ponto de gravidade da escola em pastoral, a entendemos como a tradução da pedagogia do amor em um modo de ser da escola. Para a Rede Santa Paulina, a pedagogia do amor tem suas raízes na tradição cristã e se atualiza no dinamismo do mundo. Deste modo, agimos para potencializar as forças que foram conquistadas ao longo da história e para avançar ainda mais no profissionalismo e na espiritualidade com foco na excelência. 

A proposta de Escola em Pastoral da Rede Santa Paulina é inspirada no testemunho de vida de Santa Paulina, mulher sensível, disponível e solidária as diversas situações do seu tempo. Ela nos leva aos valores que permeiam nossa vida como comunidade educativa e nos desafia a colocar em prática o propósito existencial: evangelizar através da educação. 

O termo escola em pastoral quer traduzir um novo paradigma para a escola. Escola em pastoral refere-se à perspectiva de uma escola, toda ela pensada e operacionalizada integrando as dimensões pedagógica, administrativa, financeira, educacional e pastoral. A dimensão pastoral, aqui, está relacionada a uma perspectiva de gestão cristã que combina as exigências de qualidade na entrega do serviço com as exigências de qualidade nas relações, embasadas na pedagogia do amor. 

A espiritualidade, enquanto eixo do processo de ensino-aprendizagem, compõe cada uma das ações, planos e projetos da escola. 

Atividades da Pastoral Escolar:
- Ações sociais e comunitárias na cidade 
- Celebrações da Palavra e Eucaristia
- Encontros de Vivência 
- Eventos formativos de diálogo e troca de experiências 
- Grupos de Jovens (organizado conforme faixa etária de idade)
- Orações 
- Participação e acompanhamento de jovens estudantes em ações e projetos sociais
- Retiros para educadores e estudantes  

Ser uma Escola em Pastoral é viver a educação do jeito humano, solidário, simples e dinâmico de Santa Paulina e, para que de fato esta proposta se concretize, é necessário que a Rede Santa Paulina continue sempre inovando no seu jeito de ser, contando com a criatividade e os dons de cada pessoa que faz parte deste projeto, dando tons especiais, vivenciando relações fraternas, formando COMUNIDADES EDUCATIVAS. Cuidando, ensinando e aprendendo juntos!

Coordenação: Pedrina Morales de Castro 
___________________________________________________________________________________

Catequese e Crisma

Banner Catequese Crisma OK

O Colégio quer ser uma ajuda no momento significativo da iniciação à vida da comunidade cristã por ocasião da Primeira Eucaristia.

Por isso, oferece às famílias a possibilidade de seus filhos participarem da Catequese de preparação para a Primeira Eucaristia na própria escola.

A partir do 5º ano os alunos podem fazer a sua inscrição. A Catequese acontece uma vez por semana, durante uma hora e meia, no período de um ano.

Os pais e/ou responsáveis, quinzenalmente, assumem o compromisso de participar da missa e um encontro de formação no próprio Colégio, no horário das 19h30 às 21h.

A alegria e a vontade de aprender marcam os grupos no encontro inicial de Catequese no Colégio Regina Mundi. Despertando e cultivando a fé, as catequistas dialogam com as crianças sobre os primeiros passos da iniciação cristã. 

A Catequese acontece todas as quartas-feiras no horário das 10h30 às 12h e das 13h às 14h30.

Crisma

O Colégio oferece, de maneira criativa, conteúdo e vivência, para que os jovens vivenciem a experiência da reflexão e da partilha e possam ser “confirmados”na fé e na vida.

Por isso, o Colégio proporciona às famílias a possibilidade de seus filhos participarem da Catequese de preparação para a Crisma, na própria escola.

Os jovens acima de 14 anos podem fazer a sua inscrição. A Catequese acontece uma vez por semana, durante uma hora e meia, no período de um ano.

Os catequizados também assumem o compromisso de participar da missa no próprio Colégio, no horário das 19h30 às 21h.

 

 


Ação Evangelizadora


Ação Pastoral

  • Pastoral Carcerária, da Saúde, Paroquial, da Terra, da Juventude, Diocesana e DST-AIDS
  • Áreas de atuação: indígenas, mulheres em situação de risco, catequese, liturgia e comunicação

Saúde

Unidades Sociais / Projetos Sociais

  • Tecendo a Vida - Belo Horizonte - MG
  • Educandário Sagrada Família - São Paulo - SP
  • Casa da Sagrada Família - Campos do Jordão - SP
  • Lar dos Velhinhos - Maringá - PR
  • Lar Nossa Senhora Aparecida - Santuário Nacional
  •  Lar São Vicente de Paulo - Itaberá - SP
  • Lar São Roque - Diamantino - MT
  • Casa do Peregrino - Itajaí - SC
  • Orfanato São Roque - Moçambique
  • Escola Familiar Rural - Moçambique
  • Lar de Idosos de San Javier - Argentina

Família CIIC