Destaques atuais
 
 
 
Destaques anteriores
Todos os Destaques
Alunos em Destaque
Pais em Destaque
Vida Escolar
Academia de Artes e Esportes
Pastoral
 
 
 
 
 
  Projeto Aquece a Vida - doação
  Projeto Aquece a Vida - confecção
 
  Acampamento Jovem
  Alunos da PJE na trilha da Páscoa
  Campanha da Fraternidade 2008
Eventos

IRMÃ MARIA ROSSI
37 ANOS DE EMPREENDEDORISMO ARROJADO

...e uma vida inteira de paixão pela educação!!!

Nascida em Biguaçu-SC, em 03 de agosto de 1923, ingressou na Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição aos 14 anos. Veio para São Paulo em 1939, para continuar sua formação. Nessa ocasião, foi recebida e acolhida pela própria Madre Paulina com quem conviveu e guardava muitas histórias que sempre contava a todos que tinham a curiosidade de saber sobre nossa primeira santa do Brasil.

Aos 24 anos adquiriu tuberculose o que lhe custou viver todos estes anos sem uma parte do pulmão. Mais tarde teve sérios problemas cardíacos o que a levou à mesa de cirurgia por duas vezes.

Estava presente e participou ativamente do início da ousada empreitada da construção da sede do que seria o futuro Colégio Regina Mundi, inaugurado em 1961. Neste tempo dava aulas de catequese para as crianças num salão improvisado em meio à obra. Quando o colégio ficou pronto ela, juntamente com outras irmãs, dormia na sala onde hoje é a capela, em colchões improvisados. Foi uma época de grandes dificuldades em que até recursos para a alimentação faltaram. Quando não contavam com a boa vontade de amigos e pais da APM passavam a pão e bananas.

Mas o colégio foi se tornando conhecido e logo Irmã Rossi passou de professora de Matemática à diretora, permanecendo na educação por 37 anos, até 2003. Neste tempo, sempre trabalhando em equipe com pais, funcionários e professores, tornou o colégio famoso na região atraindo alunos inclusive de todo o ABC paulista. Organizou eventos memoráveis como a Feira do Verde, Feira do Livro, as famosas Olimpíadas do Regina, etc. Por sua iniciativa criou a Associação de Pais e Mestres, o Grêmio Estudantil e mais tarde o Grupo da Terceira Idade e dos Escoteiros, entidades as quais sempre apoiou e incentivou, o que as fez cumprirem um importante papel no sucesso dos inúmeros eventos e que fizeram a fama da escola em toda a região. Nesta época também apoiou a criação de um benefício que hoje é um grande diferencial oferecido às famílias do Regina: o Fundo de Educação da APM.

Sua firmeza e experiência administrativa e profundo conhecimento pedagógico, que levava o colégio a estar sempre à frente de tudo o que era novo na área da educação, a tornou uma autoridade no assunto. “Muitos colégios da região ligavam para ela pedindo conselhos na hora de tomar decisões gerenciais importantes ou montar a grade curricular”, relata Irmã Ignez, que trabalhou com a Irmã Rossi por 22 anos na administração do colégio. Também era conhecida por estar sempre promovendo a atualização do corpo docente patrocinando e participando pessoalmente dos melhores congressos na área.

Irmã Rossi também era conhecida por estar sempre muito próxima dos alunos e das famílias, tratando a todos pelo nome e estando sempre presente e disponível. Segundo conta Irmã Celina, era comum sua presença em festas de debutantes e casamentos de ex-alunos.

Ao longo dos anos comandou inúmeras reformas que atualizaram a construção e a adequaram aos novos tempos como o anexo da Pré-escola e o prédio da Ginástica Olímpica, do lado das quadras. Construiu os modernos e amplos laboratórios de Química e Física e fez do Regina a primeira escola da região a investir em equipamentos de informática, um avanço na época.

Líder nata, inovadora, administradora eficiente, extremamente social. Assim os que conviveram e trabalharam ao seu lado a descrevem. Quando vemos os inúmeros ex-alunos que hoje confiam a educação de seus filhos e netos a esta instituição só podemos acreditar nestes depoimentos.

Desde 2006, acolhia as pessoas no Memorial Santa Paulina, no Ipiranga. Com a saúde debilitada, devido aos problemas cardíacos e respiratórios, estava em Bragança-SP, desde julho de 2008, num tratamento mais intensivo e lá faleceu no último dia 03 de novembro aos 85 anos de idade e 58 de vida religiosa.

Deixa-nos um legado de educadora, administradora e exemplo de vida que esperamos inspirar ainda muitas gerações a levar em frente esta obra iniciada pela pessoa que sempre a inspirou: Santa Paulina!

Veja o depoimento da professora Tânia, de Português.

1959, aos 36 anos, já diretora da então Escola Normal Particular “Sagrada Família”, colégio que antecedeu o atual Regina Mundi, na Avenida Nazaré, no Ipiranga.

 

Ainda em 59 realiza-se a 1ª Eucaristia da primeira turma formada durante a construção do Colégio Regina Mundi.
Irmã Rossi era uma das catequistas. As aulas eram realizadas no próprio colégio em construção.

 

Irmã Rossi, já diretora do
Colégio Regina Mundi

 

1964 – 7 de setembro com a fanfarra
em desfile dos colégios do Ipiranga.

 

Bem humorada, posando com
o grupo de normalistas na quermesse de 1967.

 

Já sem o hábito,
em formatura do grupo técnico em decoração.

 

Em 1981, entregando pessoalmente medalha em uma
das inúmeras Gincanas Culturais que promoveu no Colégio.

 

Em 1983 – na platéia em missa em ação de graças pelos 25 anos
do grêmio estudantil Madre paulina, o GEMP que ajudou a criar.

 

Reunião de professores em 1992, oportunidade de reciclagem e introdução de novas idéias pedagógicas como as do pensador Freinet.

 

Em 1992, no XIV Congresso de Educação Católica, um dos muitos congressos pedagógicos que regularmente o colégio financiava para professores. Ocasiões em que Ir. Rossi sempre estava presente e que dava uma mostra de seu interesse em manter-se sempre em dia com as novas propostas em educação.

 

Passeio Ciclístico em 1998, um dos muitos eventos idealizados
por Ir. Rossi e sempre realizados em parceria com as entidades
que ajudou a criar: a APM e o Grêmio Estudantil.

 

Irmãs, professores e APM na Abertura das Olimpíadas de 2001 e comemoração dos 40 anos do CRM.

 

Neste mesmo ano, 2001, com Kaká, atual melhor jogador do mundo então com apenas 16 anos, o qual homenageou em nome do colégio.
O intuito era oferecer aos alunos bons exemplos a serem seguidos.

 

 

  Rua Marquês de Lages, 2002 - Vila das Mercês - São Paulo / SP - Tel/Fax: (11) 2946-9433
criação de site Lobbus